05 de abril de 2013 às 11:42

O apelo pela economia de água e o desperdício por falta de obra

Publicado em Política
Rachaduras, obra improvisada e abandonada, agricultores colocaram sacos para tentar conter, sem sucesso, os vazamentos
O deputado Fernando Mineiro (PT) foi ao Twitter mostrar o grave problema – mais um – no Canal do Pataxó.
Nesses tempos de seca violenta que causa fome, sede e mortes de animais, vazamentos no Canal do Pataxó fazem desperdiçar a preciosa água. Comunidades sofrem com a falta da gota d´água.
O petista mostrou que agricultores usam sacos para tentar tampar os vazamentos.
O motivo dos vazamentos?
Elementar: falta de manutenção.
Mineiro também informou que o governo estaduais “não conseguiu até agora a executar a obra do Rio. Recursos disponibilizados mas falta projeto”.
O canal faz a transposição de águas da Barragem Armando Ribeiro para o Rio Pataxó. E também leva água à adutora Sertão Central.
Para alembrar: em abril de 2011, houve um rompimento do Canal do Pataxó, e Caern fez uma obra ‘provisoria’ para manter o abastecimento na região atendida pela adutora Sertão Central Cabugi.
Lembrar também que no dia 19 de julho deste mesmo ano, a governadora Rosalba Ciarlini foi a Brasília, onde, no gabinete do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, assinou convênio para a dragagem do Rio Pataxó/Piranhas/Açu, no Vale do Açu, para conter enchentes no município de Ipanguaçu, no valor R$ 7,3 milhões. É aguardar se chuvas chegarem. Naquele ano, as chuvas desabrigaram cerca de 160 famílias.
Sofrimento antigo: em 2007, no então Governo Wilma, as paredes, sujas, racharam e os vazamentos se espalham ao longo dos seus quase dez quilômetros de extensão. Quase 50 mil pessoas ficaram sem água por dias.
Desde então que a grande calha para levar as águas da barragem Armando Ribeiro Gonçalves e alimentar o rio Pataxó e a adutora Sertão Central-Cabugi dá sinais da necessidade de uma grande reforma.
De lá para cá a história dos vazamentos se repete…
É.
Em tempo 2: na manhã desta sexta (5), a governadora foi ao Twitter pedir à população para economizar água:
Rosalba Ciarlini @RosalbaCiarlini Está chovendo abaixo do previsto, que já era abaixo do necessário para recompor nossas reservas de água. É muito importante q cada cidadão potiguar se conscientize da necessidade de economizar água: Cada gota faz diferença! Economizar água é responsabilidade de cada um de nós. Qd virem água escorrendo, s/ uso, lembrem-se de quem está sofrendo s/ água. Essa é a pior seca dos últimos 50 anos. O Nordeste inteiro está sofrendo. Temos de pensar na água como um bem precioso.
É.
Mais notícias no Twitter da Abelhinha