sexta-feira, 5 de abril de 2013

Usuários e Semob discutem alterações no transporte público

Usuários e Semob discutem alterações no transporte público

Data: 05 abril 2013 - Hora: 18:13 - Por: Portal JH
O impasse entre os usuários do transporte público de Natal e a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) continua mesmo após a realização de abaixo-assinados, protestos e denúncias nas redes sociais contra a mudança de itinerários e a exclusão de diversas linhas de ônibus em Natal, nos últimos meses. Para debater sobre esta problemática, foi realizada, na manhã desta sexta-feira (5), uma audiência pública na Câmara Municipal, na qual o Município prestou esclarecimentos sobre a situação.
A audiência foi proposta pela vereadora Amanda Gurgel, que afirma a existência de interesses econômicos por trás das mudanças no sistema. “Desde a gestão passada, a Prefeitura vem executando mudanças arbitrárias nos trajetos de algumas linhas e retirando outras de circulação. Nós estamos aqui para representar a população, que utiliza esse meio de transporte e que agora está sendo muito prejudicada. Por isso, convocamos a Semob para esclarecer aos usuários quais as verdadeiras razões para essas alterações. O que se percebe é que nas discussões sobre o sistema de transporte público, o argumento econômico sempre se sobrepõe à função do transporte que é o direito da população de ir e vir. Isso tem que acabar, pois esse serviço não pode ser visto como uma fonte de lucro para os empresários”.
Além de vereadores da casa, estudantes e representantes dos Diretórios Centrais de Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Universidade Potiguar (UnP) também marcaram presença na audiência, portando faixas e cartazes pedindo soluções imediatas.
Para a representante do DCE/UFRN e integrante da Assembléia Nacional dos Estudantes-Livre, Géssica Régis, a extinção de linhas que passavam pelo Campus prejudicou não só a rotina dos estudantes, como também sua segurança. “Do ano passado pra cá, perdemos as linhas 03, 28, 45, 66 e 48 que passavam pelo Campus, e agora, devido à falta de opções temos que recorrer ao ônibus circular, que nunca deu conta da grande demanda de usuários. Isso acarretou a superlotação do circular, o que acaba nos prejudicando, pois andamos no veículo em condições inseguras, já que estando muito lotado, a gente se machuca e é arriscado até o ônibus virar com tanta gente dentro dele. Nós precisamos do transporte público e essas linhas precisam retornar com urgência. Estamos aqui para exigir isso”, disse a estudante.
Representantes de conselhos comunitários dos bairros de Nova Natal, Cidade Praia, Brasil Novo, Boa Esperança, Lagoa Azul, Nordelândia, Nova Descoberta e Ponta Negra também participaram ativamente da audiência e apresentaram suas principais reivindicações. Dentre elas, além do retorno das linhas extintas e da volta do antigo itinerário, os usuários também pediram a unificação do sistema entre ônibus e alternativos, já que os dois utilizam sistema de bilhetagem eletrônica diferentes e os usuários não pode utilizar o mesmo cartão em ambos.
Segundo a presidente da Cooperativa de Transportadores Autônomos de Natal, Maria Edileusa de Queiroz, esta unificação ajudaria a melhorar a qualidade do serviço prestado à população. “Desde 2008, quando foi lançada a bilhetagem eletrônica, nós estamos pelo direito do usuário de ir e vir em qualquer transporte. Se os ônibus e alternativos fossem unificados e o cartão de passagens pudesse passar em ambos, como acontece em Parnamirim, acredito que os alternativos supririam a falta que os ônibus que foram retirados fazem, pois teríamos mais carros passando por lugares onde os ônibus não passam mais. Conseguimos unificar o sistema com a linha 57 e a experiência está sendo muito positiva para nós e, principalmente, para os usuários”, disse Maria Edileusa.
O secretário adjunto da Semob, Clodoaldo Trindade, participou da audiência e pediu paciência à população, pois a reorganização do sistema está sendo realizada de acordo com a urgência de alguns bairros. “Esse problema começou na gestão passada e nós estamos tentando resolver. Mas peço paciência à população, pois assumimos a gestão há cerca de 90 dias. Estamos reorganizando o serviço de transporte público em toda a cidade, mas estamos priorizando os casos mais urgentes. Já resolvemos a situação no bairro de Nova Descoberta, mas ainda reclamam, e em relação aos outros bairros como Ponta Negra, por onde passam diversas linhas, não há uma solução imediata. Estamos atendendo as demandas na medida do possível”, explicou o secretário.

FONTE : JORNAL DE HOJE

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